17.1 C
Carmo do Paranaíba
domingo 05 outubro 2025

Número de brasileiros que cruza a fronteira dos EUA cresce 8 vezes em 1 ano

spot_img

O índice de brasileiros cruzando clandestinamente a fronteira sul dos EUA nesse ano fiscal superou em quase 8 vezes o total de 2020, ou seja, entre 1º de outubro de 2019 a 30 de setembro de 2020, o total de detidos na rota migratória foi de 7.161, em contraste com 56.881.

Os dados foram divulgados pelo Departamento de Alfândega e Proteção de Fronteiras (CBP).

Somente no mês de setembro, 10.471 brasileiros tentaram a travessia clandestina, o maior número durante o período. A maioria deles tentou entrar nos EUA através do Arizona: 36.682, ou seja, 65% do total. Até então, o auge da imigração clandestina de brasileiros havia ocorrido em 2019, quando cerca de 18 mil compatriotas tentaram entrar nos EUA através da fronteira terrestre com o México.

A queda de 2019 com relação a 2020 se deveu, em grande parte, à pandemia de covid-19. Entre os 56.881 brasileiros detidos na fronteira com o México, a maioria tentou completar a jornada com suas famílias: 43.790, ou seja, 77%, em contraste com 12.898 adultos viajando sozinhos. O restante: 188, eram menores de idade e crianças desacompanhadas, e 5 eram menores de idade acompanhados.

Analisando o fluxo migratório clandestino, o Brasil já é a 6ª nação com o maior número de imigrantes detidos pelas autoridades dos EUA na fronteira sul do país, atrás do México, Honduras, Guatemala, El Salvador e Equador. Lideram a lista países como Nicarágua, Cuba, Colômbia e Venezuela que, historicamente, enviavam mais imigrantes clandestinos aos EUA.

Avaliando o fluxo registrado em 12 meses, é como se, em média, 156 brasileiros fossem detidos por dia ao tentar acessar os EUA a pé através da fronteira com o México. Em setembro de 2021, um grupo de 140 brasileiros foi flagrado por operadores de câmeras de segurança durante a travessia clandestina. Em seguida, eles se entregaram a agentes da CBP do Setor Yuma e foram imediatamente detidos.

O chefe da CBP do Setor Yuma, Chris T. Clem, postou as imagens das detenções em sua conta pessoal no Twitter e escreveu: “Agentes da Patrulha de Fronteira detiveram um grupo de 140 migrantes brasileiros nesta manhã. Até o momento, neste mês, os agentes se depararam com uma média diária de mais de 600 migrantes, um aumento de mais de 2.000% em relação ao ano passado”.
O Setor Yuma é responsável por patrulhar o sudeste do Arizona. A jurisdição se estende por 470 mil quilômetros quadrados em uma área entre os estados da Califórnia e Arizona.

Leia também:

Campanha on-line para translado do corpo de carmense que morreu na fronteira do México com os EUA já arrecadou mais de US$2,500

Brasileiro diz que irmã morreu rastejando na fronteira do México

Analisando o fluxo migratório clandestino, o Brasil já é a 6ª nação com o maior número de imigrantes detidos pelas autoridades dos EUA na fronteira sul do país

Com informações de Brazilian Times

RELACIONADAS

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Mais Acessados