19.4 C
Carmo do Paranaíba
sábado 27 junho 2026

Estudante de Carmo do Paranaíba conquista medalha de ouro nacional da OBMEP e é premiado no Rio de Janeiro

Aluno da Escola Estadual Leôncio Ferreira de Melo, João Pedro de Queiroz Brandão recebeu a honraria em cerimônia que celebrou os 20 anos da maior olimpíada de matemática do país

spot_img

O talento e a dedicação de um jovem estudante carmense foram reconhecidos em âmbito nacional. João Pedro de Queiroz Brandão, de 13 anos, aluno do 8º ano da Escola Estadual Leôncio Ferreira de Melo, conquistou a Medalha de Ouro Nacional na 20ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), uma das mais importantes competições educacionais do país.

Filho de Samuel Brandão e Rosaline Queiroz, João Pedro esteve no Rio de Janeiro no último dia 22 de junho para participar da cerimônia nacional de premiação, que celebrou os 20 anos da OBMEP. O evento reuniu 684 estudantes de todo o Brasil que alcançaram o mais alto nível da competição e contou com a presença do presidente da República e de diversas autoridades.

A medalha de ouro nacional é resultado do desempenho obtido pelo estudante na edição de 2025 da olimpíada. Além dela, João Pedro também conquistou a Medalha de Ouro Estadual, confirmando mais um ano de destaque em sua trajetória acadêmica.

O sucesso, porém, não surgiu por acaso. A história de dedicação aos estudos começou ainda na infância, na Escola Municipal Madre Maria do Carmo, onde deu os primeiros passos na vida escolar e já chamava a atenção pelo excelente desempenho em sala de aula. Posteriormente, estudou na Escola Municipal Henriqueta Cassimira de Menezes, onde continuou se destacando e acumulando conquistas acadêmicas.

Nos últimos anos, os resultados confirmaram o potencial do jovem. Em 2024, ele conquistou duas medalhas de prata na OBMEP. Já em 2025, transformou o bom desempenho em duas medalhas de ouro, uma estadual e outra nacional, consolidando-se entre os melhores estudantes de matemática do Brasil.

Organizada pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada, a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas é considerada a maior competição científica do país. A iniciativa tem como objetivo estimular o estudo da matemática, identificar talentos e ampliar oportunidades educacionais para estudantes de escolas públicas e privadas.

Como medalhista nacional de ouro, João Pedro passa a integrar o Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC), que oferece atividades de aprofundamento em matemática e acesso a bolsas de estudo, incentivando o desenvolvimento acadêmico dos alunos de destaque.

A conquista é motivo de orgulho para a família, para os educadores que fizeram parte de sua formação e para toda a comunidade de Carmo do Paranaíba. Da Escola Municipal Madre Maria do Carmo à Escola Estadual Leôncio Ferreira de Melo, a trajetória de João Pedro mostra como o investimento na educação pública e o esforço do estudante podem abrir portas e levar talentos do interior mineiro aos maiores palcos do conhecimento no país.

Por Fernando Alvim

RELACIONADAS

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Mais Acessados