23.8 C
Carmo do Paranaíba
sábado 27 junho 2026

Cidadania na Prática: Escola do Legislativo inicia trabalhos com alunos da rede municipal em Carmo do Paranaíba

Escola do Legislativo recebe os alunos do 4º ano das escolas municipais, promovendo visitas guiadas às dependências da Câmara

spot_img

A Câmara Municipal de Carmo do Paranaíba deu início oficial às atividades da Escola do Legislativo. Sob a coordenação de Eduardo Almeida, presidente da Casa e também da escola, o projeto retorna com o propósito de aproximar os estudantes da rede pública das noções de cidadania e do funcionamento do poder público, transformando conceitos teóricos em experiências práticas e participativas.
Nesta nova etapa, a Escola do Legislativo recebe os alunos do 4º ano das escolas municipais, promovendo visitas guiadas às dependências da Câmara, apresentações sobre as funções administrativas e uma imersão direta na rotina dos trabalhos institucionais.

O que é Trabalhado na Escola do Legislativo?

O programa pedagógico foi estruturado para desmistificar o funcionamento do setor público e moldar uma consciência social ativa nos jovens cidadãos. De acordo com as diretrizes da instituição, os principais pilares abordados são:

A Estrutura dos Três Poderes: Explicação didática sobre os papéis e os limites de atuação do Legislativo, Executivo e Judiciário, detalhando como as decisões de cada esfera funcionam na sociedade.
O Papel do Vereador: Apresentação prática de como funciona o trabalho de elaboração de leis e a fiscalização da aplicação dos recursos públicos no município.
Cidadania e Meio Ambiente: O projeto foca intensamente em pautas comunitárias e ambientais, conscientizando os alunos sobre o cuidado com o meio ambiente, a proteção e o respeito aos animais e o descarte correto do lixo.
Espírito de Pertencimento: Estímulo para que as crianças entendam o município como um espaço coletivo que depende do zelo, do cuidado e da responsabilidade de cada um de nós.
Em seu pronunciamento de abertura dos trabalhos, o presidente Eduardo Almeida reforçou o compromisso da instituição com a formação social dos estudantes:”E esse ano algo que eu quis muito trabalhar foi a questão da cidadania. O cuidado com o meio ambiente, o cuidado com os animais, o cuidado com a nossa cidade. Trazer esse espírito de pertencimento ao nosso município que é algo muito importante.”
— Eduardo Almeida, presidente da Câmara e da Escola do Legislativo.

Vereadores por um Dia: A Experiência da Sessão Simulada

O ponto alto da visita acontece quando os estudantes deixam o papel de espectadores e assumem as cadeiras oficiais do plenário como vereadores mirins. Sob a condução da Mesa Diretora Mirim, é realizada uma sessão legislativa simulada, permitindo que as crianças vivenciem de perto a dinâmica de debater e votar propostas fictícias.

Utilizando tablets para interagir com o sistema oficial da Câmara, as crianças experimentaram o processo de votação eletrônica em tempo real. Os pequenos cidadãos também puderam utilizar os microfones das bancadas para defender as suas opiniões, trabalhando de forma prática a expressão pública, a argumentação e o respeito às regras de convivência e debate.

De acordo com os registros das visitas, o entusiasmo, a alegria e o envolvimento da comunidade escolar foram evidentes ao longo de todo o dia de aprendizado no plenário e nas repartições da Casa.

O Impacto do Projeto no Aprendizado e a Porta Aberta para a População

A relevância de trazer os alunos para vivenciarem essa experiência prática foi destacada de forma emocionante pelo corpo docente, apontando que “o que é vivido é aprendido”, reforçando o valor de tirar o conhecimento das salas de aula e trazê-lo para a realidade.
Complementando essa visão de proximidade e transparência, a vereadora Paula Lima, membro do conselho da escola, destacou a importância de o cidadão reconhecer a Câmara como um espaço comunitário e acessível: “A gente espera que vocês tenham aprendido muito aqui, crianças e demais. E as portas dessa casa, elas são de vocês, elas são abertas para todo mundo. Toda hora que vocês quiserem vir (…) a casa ela é nossa, ela é da nossa cidade, então ela é da população.”
— Paula Lima, vereadora e membro do conselho da Escola do Legislativo


Além do aprendizado prático, os encontros contam com momentos de incentivo pessoal, reforçando aos jovens a importância de manterem o foco nos estudos, de valorizarem a atenção em sala de aula e de reconhecerem o papel fundamental da família e dos professores como base para o crescimento de cada um.

Com uma agenda repleta de atividades planejadas para os próximos meses, a Escola do Legislativo de Carmo do Paranaíba reafirma o seu compromisso de investir na formação de cidadãos conscientes, preparados e integrados ao futuro e ao cuidado com o município.

RELACIONADAS

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Mais Acessados