Minas Gerais se prepara para enfrentar o segundo ano epidêmico consecutivo para dengue e chikungunya. Nos 21 municípios da Regional de Patos de Minas, até o dia 6/3/2024, foram registrados 19732 casos prováveis de dengue, desses sendo 5204 casos confirmados,1 óbito confirmado e outros 19 em investigação para a doença.
Diante do cenário das arboviroses em Minas Gerais, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) promove, no dia 13 de março, de 8h30 às 16h, a “Oficina Macrorregional Sobre Manejo Clínico das Arboviroses”, para as microrregiões de saúde de Patos de Minas, João Pinheiro e São Gotardo.
A capacitação tem como público-alvo médicos e enfermeiros que atuam na assistência dos casos de arboviroses e será realizada no Centro Universitário de Patos de Minas (Unipam). O objetivo é ampliar a qualificação dos profissionais para atuar na resposta assistencial e atendimento dos pacientes suspeitos de arboviroses, prevenindo mortes e agravamentos evitáveis por doenças como dengue, zika e chikungunya.
Cerca de 150 profissionais de saúde de 21 municípios da macrorregião de saúde Noroeste estarão presentes.
No mesmo dia a SRS de Patos de Minas promoverá um encontro voltado para o combate às arboviroses com parceiros da saúde como representantes do executivo, saúde privada, entidades representativas, educação, meio ambiente, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e outros. Que terá início às 10:00 da manhã, na sala invertida do Bloco N do UNIPAM (sala 110) para discutir o cenário epidemiológico das arboviroses.
Assessoria de Comunicação SRS – Patos de Minas