A segurança na Fenamilho 2025 conta com um importante reforço tecnológico. A Polícia Militar está utilizando câmeras de reconhecimento facial instaladas dentro e no entorno do Parque de Exposições Sebastião Alves do Nascimento, em Patos de Minas. A tecnologia foi adquirida por meio de recursos do Conselho Comunitário de Segurança Pública (Consep) do município.
As imagens captadas pelas câmeras são transmitidas em tempo real para o Centro de Operações da 10ª Região da Polícia Militar. No local, equipes monitoram os acessos e a movimentação dos visitantes. O sistema é capaz de identificar, de forma instantânea, pessoas com mandados de prisão em aberto, integrantes de organizações criminosas e indivíduos com histórico de crimes contra o patrimônio.
O comandante do 15° Batalhão da Polícia Militar, tenente-coronel R. Santos, explicou que, além da identificação de foragidos, o sistema permite aplicar filtros para localizar, por exemplo, pessoas com determinadas características físicas ou tipos de vestimenta, que tenham acessado o parque em horários específicos.

De acordo com o tenente-coronel, até o momento, não foi registrada a presença de foragidos da Justiça ou criminosos com antecedentes por crimes patrimoniais dentro do parque de exposições. No entanto, o monitoramento revelou tentativas de acesso por locais sem cobertura das câmeras. “Ao serem informados de que não poderiam entrar por esses pontos e de que o parque estava sendo monitorado, esses indivíduos desistiram de acessar a Fenamilho”, afirmou o comandante.
A Polícia Militar reforça que o uso da tecnologia tem como objetivo garantir mais segurança para o público e coibir a ação de criminosos, contribuindo para que o evento ocorra de forma tranquila e segura.
Por Clube Notícia/Fonte