De acordo com a Secretaria de Saúde, todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) estarão atendendo de oito às dezessete horas para realizar a vacinação contra influenza e sarampo e ainda a repescagem da vacinação contra Covid- 19 para quem tiver com as vacinas atrasadas.
De forma estratégica e definida pelo Ministério da Saúde, a vacinação simultânea é para aproveitar uma única ida da família aos postos para a aplicação dos dois imunizantes, elevando as coberturas vacinais e garantindo maior proteção à população.
Deverão ser vacinados contra gripe e sarampo: crianças de 6 meses a menores de 5 anos – Trabalhadores da saúde – Idosos com 60 anos e mais.
A Secretaria de Saúde lembra à população da importância de levar CPF ou cartão do SUS e cartão de vacinas. “Nos últimos dois anos o Brasil teve registros de sarampo, uma doença que estávamos livres, mas voltou a ocorrer. Isto nos alerta sobre o perigo da doença e suas complicações. O sarampo não é uma simples doença infantil. Ela pode ter sérias complicações e, inclusive, levar a óbito, tanto crianças, quanto adultos”, alerta a coordenadora técnica em imunização do município, Natália Teixeira.