Nesta segunda-feira (12), foi iniciada a retomada às aulas presenciais nas escolas estaduais em Carmo do Paranaíba.
De acordo a diretora da Escola Estadual Professor José Hugo Guimarães, Ana Cláudia, o processo de retomada está sendo feito com todo cuidado, segurança e respeitando rigorosamente os protocolos sanitários da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG). “Vale sempre lembrar que o retorno das escolas da rede estadual de Minas é seguro, gradual, híbrido, facultativo e foi planejado, com todo o cuidado, para garantir o cumprimento dos protocolos sanitários e transmitir a segurança e confiança necessárias a alunos, funcionários, pais e responsáveis”, disse.

Segundo a diretora, mesmo a escola seguindo todos os protocolos, algumas famílias ainda não se sentem seguras com a retomada e optaram apenas pelo ensino remoto, o que é de direito de todos os alunos. “Algumas famílias ainda não se sentem seguras e é direito dos alunos optarem pelo ensino remoto”, afirmou.
Vale ressaltar que todos os professores já receberam pelo menos a primeira dose de vacina contra a COVID-19.
A subsecretária de Desenvolvimento da Educação Básica, Izabella Cavalcante Martins afirmou que a Secretaria de Estado de Educação – SEE-MG já vem planejando a retomada das atividades presenciais desde o ano passado. “É muito importante que os estudantes recuperem o vínculo com a escola. Eles irão iniciar as atividades e terão reforço ao que vêm aprendendo no ensino remoto. A partir de agora, a cada 14 dias, avaliaremos a possibilidade de retorno de mais um ano de escolaridade”, destacou.
As aulas estão sendo retomadas em todo o Estado, nos municípios em que as prefeituras não apresentaram nenhuma restrição ao retorno.
Escolas que ainda não retomaram e vão iniciar com os anos iniciais, 9º ano e 3º do ensino médio:
Cesec Professor Antonio de Deus Vieira Neto
EE Leoncio Ferreira de Melo
EE Professor José Hugo Guimarães
Escolas que já haviam iniciado e vão ampliar com a abertura do 9º ano e 3º do ensino médio:
EE Sizenando Amaral de Educação Especial
EE Antônio Atanásio

Ensino híbrido
No modelo de ensino híbrido implementado pela SEE/MG há alternância entre o atendimento presencial e o remoto.
Em uma semana, os estudantes participam de atividades na escola e, na semana seguinte, as unidades de ensino não têm atividades presenciais e os professores fazem o atendimento pelo aplicativo Conexão Escola. Já na outra semana, as atividades voltam a ser presenciais e assim por diante.
Todas as escolas aplicaram um checklist criterioso para o cumprimento dos protocolos sanitários, garantindo o distanciamento necessário, os cuidados com a limpeza do local e a disponibilização de itens de proteção individual, limpeza e higiene.
As atividades pedagógicas presenciais estão sendo ministradas com o objetivo de fortalecer a aprendizagem de acordo com a necessidade da turma.
Durante as atividades presenciais, o estudante tem a oportunidade de interagir e compartilhar os conhecimentos alcançados durante o Regime de Estudo não Presencial e obter suporte pedagógico para desenvolver as habilidades ainda não consolidadas.
Mesmo com as atividades presenciais, o Regime de Estudo não Presencial continua sendo disponibilizado pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais aos estudantes.