14.9 C
Carmo do Paranaíba
terça-feira 06 maio 2025

Carmo do Paranaíba completa 136 anos

spot_img

O município de Carmo do Paranaíba completa hoje (4), 136 anos. Os primitivos habitantes dessa terra foram os índios araxás e, posteriormente, os bandeirantes, que por lá passaram rumo aos garimpos de Abaeté e Paracatu. Segundo a tradição, Francisco Antônio de Morais e Elias de Deus Vieira ali se estabeleceram, agruparam-se economicamente e fundaram o arraial. Com o tempo, ramificaram-se as famílias, aumentando a população, tendo o núcleo primitivo expandido­-se consideravelmente.

A ocupação se deu graças aos influxos da afamada picada de Goiás, no desbravamento das matas à procura do ouro e, muitas vezes, do índio, para escravizá-lo. Entretanto, a fertilidade das terras foi o principal motivo da ocupação e desenvolvimento do atual município.

O lugarejo era chamado de “Arraial Novo”, posteriormente de “Carmo do Arraial Novo”.

O topônimo atual é homenagem a Nossa Senhora do Carmo e, por estar o município situado na bacia do rio Paranaíba.

Fundação

Carmo do Paranaíba foi oficialmente fundada no dia 25 de dezembro de 1835, quando foi fixado o Cruzeiro no local onde seria construída a Matriz de Nossa Senhora do Carmo, e celebrada a primeira missa no “Arraial Novo”, como era chamada a cidade na época.

Em 17 de março de 1879, ocorreu a instalação da Vila do Carmo do Paranahyba. A lei nº 3.464, de 04 de outubro de 1887, sancionada no dia 19 do mesmo mês pelo Governador da Província, Luiz Eugênio Horta Barbosa, conferiu-lhe a prerrogativa de cidade, da qual tomou posse no dia 20 de abril de 1889, após terem sido preenchidas todas as exigências legais.

 Portanto, o dia 04 de outubro foi equivocadamente escolhido como a data de aniversário da cidade, já que sua instalação ocorreu em 20 de abril de 1889. A nossa Lei Orgânica oficializou, como comemorativa da cidade, não a data de sua instalação, mas a da Lei que a possibilitou.

 

Fonte: Livro “Cem anos de Carmo do Arraial Novo”, de Hélio Hilton Rezende

Foto: Zé Guilé

RELACIONADAS

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Mais Acessados

Posso Ajudar?