18.2 C
Carmo do Paranaíba
domingo 05 outubro 2025

IMA fiscaliza uso de “cama de frango” na alimentação de bovinos em propriedade rural de Presidente Olegário

spot_img

Fiscais do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), com apoio da Polícia Militar do Meio Ambiente, realizaram na última sexta-feira (27), uma fiscalização em uma propriedade rural no município de Presidente Olegário.

Por meio de uma denúncia anônima, os fiscais com apoio da polícia chegaram a uma propriedade rural na região da Prata, onde bovinos eram alimentados, supostamente, com cama de aviário (cama de frango), o que é proibido, conforme Instrução Normativa (IN), do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA).

Os bovinos que tiveram acesso ao alimento suspeito foram interditados, não podendo ser vendidos ou retirados da propriedade rural até que os trâmites processuais sejam concluídos com base na legislação do MAPA e IMA.

Cama de Aviário (Cama de Frango)

A utilização da Cama de Aviário ou cama de frango é proibida na alimentação de bovinos, bubalinos, caprinos e ovinos, de acordo com a Instrução Normativa nº 8 de 25/03/2004 do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

Um dos motivos da proibição é o risco que seu uso traz para a sanidade do rebanho nacional. Dentre as doenças que podem ser veiculadas pela cama de aviário, estão o Botulismo e a Encefalopatia Espongiforme Bovina, popularmente conhecida como doença da “Vaca Louca”.

Por isso, o IMA, na intenção de preservar esse status, inspeciona constantemente produtores rurais visando a não utilização deste produto na alimentação dos ruminantes, diminuindo o risco do surgimento da doença. Vale salientar, que o descumprimento da legislação gera auto de infração, e a documentação referente à vistoria é enviado para o MAPA, para demais providências.

Via Patos1

RELACIONADAS

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Mais Acessados