A nova sede do Sindicato dos Produtores Rurais de Lagoa Formosa foi inaugurada na noite de ontem (13). O evento contou com a participação de autoridades civis e militares, ex-presidentes e familiares, homenageados e convidados especiais. A construção, um sonho tanto da atual diretoria quanto dos ex-administradores do sindicato, foi erguida no Parque de Exposições “Lázaro Caixeta Mundim”.
A solenidade teve início com uma confraternização. Em seguida, foi descerrada a placa que dá nome à nova sede do Sindicato, sendo que o homenageado foi o saudoso Geraldo Antônio de Avelar (Barão). Geraldo foi um dos grandes nomes que contribuiu para o crescimento do Parque de Exposições e da Festa do Feijão, um dos maiores eventos agropecuários do Alto Paranaíba.

De acordo com o presidente José Luiz dos Reis (Zezé Lotero), o término da obra ocorreu graças ao empenho de toda diretoria, que não mediu esforços para ter a sede do Sindicato no mesmo espaço que o Parque de Exposições da cidade. Ele ressalta que mesmo em meio à pandemia do novo coronavírus e há dois anos sem realizar a Festa do Feijão, o Sindicato conseguiu angariar aproximadamente R$500 mil para a construção do prédio.
Ainda para finalizar a noite, a atual administração aproveitou o momento festivo para homenagear os ex-presidentes da casa. Ao todo, nove lagoenses tiveram seus nomes “eternizados” na galeria do Sindicato dos Produtores Rurais de Lagoa Formosa.

Relação dos lagoenses que passaram a fazer parte da Galeria dos Ex-Presidentes:
· Joaquim Pires Ribeiro (in memorian) – 1984 a 1987;
· Lázaro Humberto da Silveira – 1987 a 1990;
· José Leal de Magalhães (Zé Leal) – 1990 a 1993;
· Gaspar Braga de Lima (in memorian) – 1993 a 1996;
· Delfino Fernandes Canedo – 2002 a 2005;
· Cléber José de Matos – 2005 a 2011;
· Dirceu Antônio Leal – 2011 a 2014;
· José Alencar Garcia (Bozó) – 2014 a 2020.

Redação e fotos: Vanderlei Gontijo/Patos1