A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG), em conjunto com a Polícia Militar (PM) do estado, lançou na manhã desta quinta-feira (10) a Operação Énosis. A ação tem como objetivo desarticular um grupo criminoso envolvido em uma série de furtos a propriedades rurais.
As equipes estão em diligência para cumprir cinco mandados de prisão preventiva e 16 mandados de busca e apreensão em Patos de Minas, além de dois mandados em Lagamar.

O nome da operação, “Énosis”, é um termo grego que significa “união”, simbolizando o trabalho conjunto entre as forças de segurança.
A PC realizava a investigação desde janeiro deste ano. Mais de oito pessoas, já conhecidas no meio policial, estão sob investigação, das quais quatro delas foram presas em Patos de Minas e um está foragido.

O prejuízo causado por esses crimes ao agronegócio local, passa de R$ 1 milhão diretamente, sem contar os prejuízos indiretos. Também foram apreendidos furadeiras, fiação de aparelhos eletrônicos e alguns objetos que possam ter sido usados nos crimes.