Nelmo Gonçalves Fonseca, acusado de matar José Bertoldo Trigueiro há 19 anos, foi a julgamento na tarde desta sexta-feira (21/03), no salão de Júri do Fórum Olympio Borges, em Patos de Minas. O crime aconteceu no dia 08 de julho de 2005, na Avenida Vitória da Conquista, bairro Santa Terezinha.
O acusado não compareceu ao julgamento, sendo representado pelo advogado de defesa.
De acordo com os autos do Ministério Público, no dia anterior ao crime, o acusado que já havia sido cunhado da vítima, esteve no local de trabalho de José solicitando a chave de uma casa, alegando que havia se desentendido com o pai e estava sem local para dormir.
Entretendo, a real intensão de Nelmo, ao conseguir a chave era facilitar a entrada de drogas, sendo que ele utilizava o local para o tráfico de entorpecentes.
Ainda, de acordo com os autos, nesse mesmo dia a vítima chegou à casa e se desentendeu com o autor depois de repreende-lo por estar usando o imóvel para o comércio de drogas.
O acusado, imbuído na vingança de ter sido repreendido e por querer continuar com o tráfico na residência, efetuou cinco disparos matando a vítima.
Depois de algumas horas de julgamento, Nelmo Gonçalves Fonseca foi condenado 13 anos de prisão em regime fechado pelo crime de homicídio.
Por Toninho Cury