Nesta quarta-feira (07/12), a CARPEC, em parceria com a Café Brasil, realizou evento que contou com a palestra do ilustre Vlamir Brandalizze, engenheiro agrônomo e consultor de mercados agrícolas, um profissional de referência nacional e internacional no segmento agro. Essa noite de bastante conhecimento teve apoio da Basf, Brevant, Corteva, Pionner e Tradecorp.
Na ocasião, Brandalizze ressaltou vários pontos acerca da relevância da safrinha para o agronegócio. Para o engenheiro agrônomo, as perspectivas são boas: “Nós temos condições de fazer o plantio em uma época certa, previsões climáticas positivas e o mercado internacional está muito atrativo esse ano. A janela de exportação se mostra bastante positiva para 2023”, frisa.
A grande preocupação do produtor é em relação ao custo da produção, porém esse ano a tendência é que o mesmo seja menor em relação ao custo da safra verão, segundo Brandalizze. “Alguns fertilizantes e insumos em geral tiveram acomodação, o que pode acarretar em custos menores. O produtor, entretanto, precisa entender que o custo de agora pra frente vai aumentar, pois o mundo vem mudando, sobretudo em função da pandemia do Covid-19, a guerra entre Rússia e Ucrânia, tudo isso tem impacto nos custos de produção, mas os produtos também tiveram aumento: o milho, a soja… todos estão com valores maiores do que aqueles praticados até 2020”, observa.
O diretor presidente da CARPEC, Tarcísio Daniel da Silva, ressalta a importância dessas ações: “A cooperativa está sempre buscando contribuir com o cooperado produtor rural e fazer com que ele se torne cada vez mais competitivo. Essas incertezas que o produtor tem hoje, cabe a nós que estamos na gestão da cooperativa trazer pessoas com renome e capacidade técnica para instruir nosso cooperado e sanar as dúvidas, na intenção de que ele consiga conquistar seus objetivos dentro da sua atividade”.





